segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Génese do Projecto




Janeiro de 2010

Um exercício de escrita criativa, um grupo de formação, e um professor disposto a dinamizar foram os ingredientes base do livro de humor «Heróis à Moda do Porto». Um título que, superando todas as expectativas iniciais se tornou em poucos dias no livro mais vendido do país, esgotando stocks em livrarias de referência, de norte a sul de Portugal.

Heróis à Moda do Porto é um pequeno livro de contos, onde é respeitado o linguarejar das gentes da invicta, e para que todos os leitores fiquem por dentro das tramas narradas existe uma segunda parte com um dicionário de todas as palavras e expressões contidas nos contos e outras que, não estando presentes nos enredos, fazem parte do quotidiano dos portuenses.

Se preservar e divulgar os falares dos “portistas” e portuenses é o principal objectivo da obra;
Se as vendas já ultrapassaram há muito os 20 000 títulos vendidos;
Então a missão está a ser plenamente cumprida.


É nesta onda de sucesso que emerge o projecto «Heróis à Moda do Alentejo», que será o livro dois, daquilo que se pretende venha a ser uma colecção de referência na preservação do hábitos e tradições linguísticas das várias regiões do país.

Responsável pelo projecto geral, a editora Lugar da Palavra e o editor João Carlos Brito;
Pelos Heróis à Moda do Alentejo, o autor Luís Miguel Ricardo (como coordenador do projecto) e os contistas convidados: Antónia Silva e Afonso Barroso, Carlos Viegas, João Paulo, Manuela Pina, Marco Maurício, Maria Morais e Paulo Godinho.

7 comentários:

  1. 211 visitas em apenas três dias... parece-me muito bem :)
    Moços e moças que agora já conhecem a origem deste projecto, nada melhor do que lerem os nossos contos à boa moda do Alentejo :) :), muiiiito brevemente

    ResponderEliminar
  2. em duas palavras: eis celente!

    ResponderEliminar
  3. allez, heróis, allez!
    joão carlos brito

    ResponderEliminar
  4. O primeiro é uma moca do carago!
    Agora, parece que a coisa se tornou mais séria.
    segundo disse a editora, o 1º começou por brincadeira, de certeza que agora trabalharam a sério. Um abraço para os Heróis Alentejanos.
    Vítor Ferreira

    ResponderEliminar
  5. João Pereira Santos18 de maio de 2010 às 17:02

    O projecto parece-me interessante. Para quem gosta destes temas, recomendo a consulta de um projecto com algumas semelhanças, dinamizado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Serpa, onde trabalho e do qual sou colaborador, e que se chama "Contos d'Aqui". O endereço é http://contosdaqui.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Muito bem! Coloquem mais holofotes sobre o nosso Alentejo, o Sol não nos basta.

    ResponderEliminar