quarta-feira, 19 de maio de 2010

Heróis à Moda do Alentejo – O Rosto


O projecto literário já tem rosto.

Mantendo a linha estética do seu antecessor (Heróis à Moda do Porto), surge-nos a capa dos Heróis à Moda do Alentejo.
Uma árvore típica da região, uma paisagem a colar com o horizonte aberto e, certamente, soalheiro e uma trilogia de figuras representativas do Alentejo: a ceifeira que representa as searas de trigo a perder de vista, o sujeito que esvoaça com “calma” sobre o chaparro tranquilo e de estrutura atarracada que simboliza os “heróis” rurais da planície ampla, e a ovelha que representa os rebanhos de número quase infinito que povoam os campos multicolores do Alentejo.

Na capa, e a exemplo da colecção, surge a informação adicional que existe no interior da obra um dicionário …

Chamamos-lhe DICIONÁRIO PARRASCANA

O que significará o termo???

Um comentário e / ou uma reflexão sobre um dos milhares de termos presentes neste mesmo dicionário é o convite / desafio que deixamos aos visitantes do blog oficial.

12 comentários:

  1. pois... toua ver... o ppl anda bué interessado nisso!!!!
    0 comnts pa um tema destes é obra.
    claro, são parrascanas, lá pró Natal começam a postar

    ResponderEliminar
  2. ouvi dizeri da boca do mê compadri Anastácio Tripa que a adiafa é já daqui a uma migalha ... havia munto tempo que o Zéi Aranha e o Jaquim Zorro andavam aos tira-puxos com esta moenga dos heróis ... por isso, aviso o camarada que se estiver á espera do Natali pra leri as partes contadas no livro ... é capaz de já nã haveri ... a familia vai parecer pichaninas atrás do livro ... em menos de um farelo acabam com ele ...
    saudinha da boa ... vou tirar as ovelhas do acarro ...

    Helder Batata

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Fico aqui como uma estrangeira curiosa, à espera da decifração desses códigos linguisticos,pois sequer vejo dicionarizado o termo parrascana.
    Mas, como apreciadora da obra do escritor brasileiro Guimarães Rosa, que também criou um repositório dos falares da gente do sertão brasileiro,vou me deliciando com as sonoridades.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite prima luzia ...
    tínhamos saudades das observações sempre curiosas e ricas do ponto de vista cultural, que chegam com um cheirinho carioca ...

    pois é parrascana é um dos muitos termos que não se encontram num dicionário convencional, mas que estão presentes na obra «Heróis à Moda do Porto».

    quando acontecer o lançamento, vamos lançar um exemplar com mais força de forma a fazê-lo transpor o atlântico ...

    cumprimentos para todos

    ResponderEliminar
  5. e onde é qu'agenti pode comprar o livro?

    ResponderEliminar
  6. ora ... a donde comprar o livro ... dexe lá ver ... a cabeça tem andado cheia de fezes ... o sentido não tá lá grande espengarda ... mas o Zei Aranha disse-me que a partir de Junho ia tar à venda em todo o país ... parece que aquela loja munto grande de nome francês já reservou uma porrada deles ... outra espanhola tamem munto grande tamem já tem ...
    enfim ... o que nã há-de faltar são livros ...
    saudinha da boa a todos

    Compadre do Zei Aranha

    ResponderEliminar
  7. Não encontro nada sobre este livro a não ser neste blogue (que encontrei qdo procurava heróis à moda do Porto).
    Afinal, quando é que sai o livro? Onde?
    Será desta que os lisboetas aprendem falar Português?

    ResponderEliminar
  8. boa tarde
    o livro ainda não saiu ...
    é um projecto literário qye já está concluído, vai estar pronto em breve e tem apresentação marcada para o inicio de junho. quem quiser acompanhar a informação acerca da obra pode fazê-lo através deste blog (dinamizado pelos autores da obra) ou através do site da editora:
    www.lugardapalavra.pt

    até breve ...

    ResponderEliminar
  9. uma capa de estalo... de um tripeiro de gema, o designer Aurélio Mesquita, também autor da capa dos Heróis à Moda do Porto...
    João Carlos Brito

    ResponderEliminar
  10. Acabei de saber do lançamento do livro pelo programa "Você na TV" e espero comparar em breve, pois muitas vezes eu pensei e disse(na "brincadera")que um dia ainda havia de fazer um dicionário "Português-Alentejano" ou "Alentejano-Português", principalmente quando as minhas filhas eram pequenas e diziam: "Ó mãe porque é que tu umas vezes falas português e outras vezes falas alentejano?"
    Adorava saber quem é a Maria Morais, pos eu tb sou de Vale de Vargo.....e cada dia que passa mais amo o meu Alentejo
    Luzia Francisca

    ResponderEliminar
  11. se não fosse o herois à moda do Porto que seria deste livro? nada
    e nem um convite para as autores do primeiro livro?! que vergonha... como é facil ganhar dinheiro as custas de 14 "burras" que ainda hoje não viram um tostão pelo seu livro e que é preciso entrar na justiça para ter os direitos de autor. que vergonha devia ter esse senhor joão carlos brito.

    ResponderEliminar
  12. ola luzia se é quem estou a pensar creio que até andámos juntas na escola primária mas posso estar enganada pois conheço várias pessoas com esse nome
    tambem de Vale de Vargo. Precisava saber mais, por exº aonde se encontra, a idade, etc., se fôr possível, claro.
    agradeço a atenção e até breve
    maria(r)morais

    ResponderEliminar