quinta-feira, 3 de junho de 2010

Autor e testemunho - Carlos VIegas



Nasceu em Ferreira do Alentejo a 23 de Novembro de 1950.
É pós-graduado em Jornalismo pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
Percurso jornalístico: Rádio Singa; Rádio Pax; Rádio Voz da Planície; Jornal O ÁS; Jornal Sul Desportivo; Jornal de Notícias; Jornal Sudoeste e Jornal de Ferreira, onde desenvolve a sua actividade profissional como Coordenador desde 1998.


Bem, a coisa começou quando atendi o telefone. Era o Luís Ricardo. Olá Luís! Olá Carlos! Após os cumprimentos o Luís adianta: «Eh pá, eu precisava do contacto daquele senhor Espadinha, que habitualmente escreve para o nosso Jornal de Ferreira. Ele costuma escrever umas coisas giras e penso que era uma das pessoas para poder participar com um conto num livro que queremos publicar. Que género de livro? "Trata-se de um projecto… "

Após a explicação da ideia, confesso que a adorei. Resolvi interromper o raciocínio do Luís para lhe dar o número do telefone do Sr. Espadinha. «Oh Carlos, mas faz falta mais gente que goste e saiba escrever contos. Se quiser participar e souber de mais alguém… - Ok Luís, conte comigo! E já agora deixe-me perguntar aqui aos meus dois colegas, Marco Maurício e a Manuela Pina, se também querem participar no livro. Seguiu-se uma troca de olhares entre eles e um aceno de cabeças como forma de concordância.

Daí em diante, foi um meter mãos à obra e, devo dizer-vos, que aquilo que parecia inicialmente uma dificuldade, acabou por se tornar num trabalho muito agradável e que me surgiu com o aroma de tília que habitualmente nesta época do ano perfuma a Praça Comendador Infante Passanha em Ferreira do Alentejo.

Os aromas naturais sempre tiveram em mim um efeito especial funcionando como “veículos temporais” que me transportam para lugares distantes e recordações aprazíveis. A Tília, transportou-me para uma época da minha infância que me inspirou e me abriu caminho para o Conto: «Um Sorriso no Tempo»


PS: Casualmente, encontrei-me na rua com o amigo António Espadinha, o qual me disse que tinha sido contactado pelo Luís Ricardo, mas que se viu obrigado a recusar o convite pelo facto de não estar habituado a usar as palavras para tal fim, ou seja, do muito que tem escrito (crónicas e artigos de opinião) tem consciência que a técnica do «Conto» “lhe passa um pouco ao lado”.

1 comentário:

  1. Vou estar atento, o projecto é muito interessante. Parabéns.
    www.franciscorato.blogsspot,com

    ResponderEliminar